IDEIAS BRILHANTES PARA DECORAÇÕES DE JARDIM COM ROCHAS E PEDRAS

O jardim com blocos de pedras e rochas constitui o prazer mais íntimo do paisagista, talvez por exigir do profissional muita competência e carinho no seu lançamento e composição com as espécies vegetais.


Num primeiro momento, deve-se levantar dados sobre a topografia local ou outros condicionantes naturais, que serão os elementos básicos para desenvolver o projeto.


Áreas planas, em aclive ou declive, ou mistas, irão apontar o rumo da atuação.



Mas de qualquer forma a intervenção de um profissional paisagista irá explorar as condições naturais, ajustando-as ao projeto, tornando plantas e pedras, uma composição tridimensional.


Os planos inclinados favorecem a criação de taludes, de muros de arrimo ou desníveis, onde pedras e rochas, que em geral afloram em terrenos na serra, tornam-se elementos importantes na composição do jardim.

Da mesma forma, em uma área plana ampla, podemos criar elevações no terreno, compondo no cenário, pedras associadas à vegetação rasteira e arbustiva, mantendo um pano de fundo vegetal escuro.


Espelho e queda d’Água, são elementos que se ajustam bem ao estilo referendado.


Para serem fiéis à natureza, as linhas originais da estratificação deverão estar sempre horizontais nunca verticais, portanto serão dispostas entre si, para que formem uma camada horizontal.
No assentamento dos passeios, as pedras deverão estar bem firmes, de maneira que se possa pisar sobre elas, mesmo não usando cimento, porque as plantas as fixam de modo natural.


Entre as pedras sempre teremos um conjunto de plantas de pequeno porte ou as chamadas forrações.



Em geral deve-se observar as características individuais, e não devem ser juntadas plantas em demasia sem considerar o seu tamanho definitivo.


O colorido é difícil de tratar em qualquer parte do jardim.


O verde é a cor básica da vida vegetal e antes de mesclar as massas cromáticas, temos que relacionar os vegetais aptos a nos proporcionar sua exuberância nas quatro estações anuais e que se ajustam para os jardins com rochas e pedras.
É necessário planejar com muito cuidado a associação e a intimidade entre as flores e as folhagens para que nos enlevam com sua beleza.
Paisagismo é arte, porém uma arte altamente elaborada de uma trama de concepções e de conhecimentos entrelaçados.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.